Perguntas Frequentes

Podem ser individuais ou em grupo, dependerá sempre daquela que seja a melhor opção para o aluno.

No máximo, cada grupo tem 3 alunos. No entanto, no caso das aulas presenciais e tendo em conta a situação de pandemia que vivemos, haverá uma análise ainda mais cuidada, caso-a-caso, antes da constituição de um grupo.

Nunca! As explicações em grupo devem constituir uma vantagem para o aluno e, por isso, devem ser produtivas. Além disso, ainda que no mesmo nível de escolaridade, todos os alunos têm definidos objectivos idênticos. O trabalho proposto a um aluno cujo objectivo é a nota máxima é necessariamente diferente do trabalho proposto a um aluno que pretenda apenas aprovar uma disciplina com nota mínima.

Em princípio, sim. No entanto, o grupo tem de funcionar para o total dos alunos (3, no máximo), sem qualquer excepção e, por vezes, os “melhores amigos” socialmente, não o são pedagogicamente. Nesse sentido, portanto, a decisão final caberá sempre à explicadora.

Sempre que a falta seja avisada com uma antecedência mínima de 48 horas, sim, está garantido o reagendamento em horário compatível aluno/explicadora.

A compensação de faltas no próprio dia ou com menos antecedência não pode ser garantida, uma vez que cada sessão foi previamente planeada, e o respectivo horário reservado. Esse planeamento implica também, por outro lado, um custo para a explicadora. Pode, no entanto, ser ponderada, neste caso, a possibilidade de a troca de uma aula presencial por uma aula online.

 

As sessões de explicação no Saber Saber Explicações são prepradas e pensadas sempre com a finalidade de potenciar a autonomia do aluno face aos desafios que se lhe apresentam, nas grandes áreas que lecciono: a química, a física e a matemática. Assim, a preparação de um teste não é um trabalho de véspera, mas sim, uma preparação continuada e aperfeiçoada ao longo do tempo; para isso, o explicando tem ao seu dispor, até essa data, várias fichas de trabalho continuadas, com os temas que estão a ser explorados. Ainda assim, concretamente na explicação que antecede essa prova, será trabalhada uma simulação de teste para testar competências, avaliar dúvidas e potenciar um execelente resultado final.

Sim. Na área de contactos podes solicitar o material que necessitas. Depois, receberás um email com as instruções para receber simulações de teste e fichas de preparação (o que tiveres pedido) com as respectivas resoluções detalhadas. Este serviço tem custos para os alunos que não frequentam o centro de explicações.

Sim. Conheço profundamente os programas das principais escolas inglesas e espanholas e possuo uma boa fluência em inglês, espanhol e francês.

Os objectivos dos alunos que procuram o Saber Saber Explicações ficam bem definidos logo na primeira aula. A isso se junta um trabalho regular, competente, devidamente orientado para aquele aluno ou para aquele grupo de alunos, com um horário fixo e pré-definido, onde se explora, não só a aquisição e aplicações de conhecimentos, como se treinam metodologias e técnicas de resolução de problemas nas suas várias vertentes. Mais ainda, estimulamos a autonomia, a autoconfiança e o espírito crítico, para munir os nossos alunos dos instrumentos necessários para aprender fazendo e para fazer cada vez melhor!

Cada encarregado de educação dispõe de um código individual de acesso para a área pessoal (acesso no site, “área privada”), onde consta, entre outros registos, um relatório actualizado acerca da evolução e desempenho do seu explicando. No entanto, o encarregado de educação tem sempre a opção de contactar telefonicamente, ou por outro meio, a explicadora e solicitar essa informação. Podem também ser agendadas reuniões presenciais para o mesmo efeito.

Nenhum aluno é excluído à entrada! De que outra forma poderia eu sentir a profunda realização profissional de ver um aluno entrar aqui com 7 valores e passar no exame nacional com 17,5?! Ou entrar com 3,4 valores e passar em exame nacional com 12,7?! Ou chegar com 10 valores e acabar com 16?! A única “selecção” será convidar a sair os alunos que não querem aprender!